quarta-feira, 24 de março de 2010

Sobre o ateísmo

Sempre se me afigurou inócua uma crítica ao ateísmo. Primeiro que sendo a negação aquilo a partir do que se definem, criticá-los é corroborar os contornos daquilo que propriamente não tem forma. Segundo que, psicologicamente, isto os faz recrudescer, único momento em que se sentem vivos, em todos os seus recalques. A atitude de um ateu, não é própria, mas reativa. Soube dos processos que a sociedade organizada destes move contra as cruzes que encontram nos prédios públicos, no Acre.

O ateísmo reflete a falta de morada, de autonomia. Antes de significar o divino, théos quer dizer: (1) mover, (2) ver, sendo o theoi, aquele que vê; a visão mesma, sabemos que surge do movimento adequado que se dá por afinidade do vidente ao visível; (3) acabará denotando o modo de ver divino, uma vez que é, dentre todos, o termo mais abrangente na ordem dos fenômenos associados a visão, (4) enquanto metáfora para as coisas vistas pela mente, traz o sentido de causa, também (5) da epópteia.

Se estas coisas fossem vistas do ponto de vista físico mais que do moral, teríamos no ateu o protótipo da explicação da causa do movimento como geração espontânea, onde a vida, antes que surgir de nada, brota do cadáver exposto ao sol.

Não se confunda pois, isto com o que é auto-gerado na hierarquia dos Ârupa.

Como imagem deste cego que é, proclamadamente, o ateu, teríamos a toupeira, pois, desde que não é cega de nascença, torna-se em virtude de sua primeira exposição ao primeiro fio de sol, contraste com os subterrâneos onde vive e para onde volta, para construir na caverna sinônimo de sua alma, catedrais negras de escombros, com os seus iguais em um tipo de sociedade organizada.

F.'.

2 comentários:

sotero rubens disse...

o que é um conceito senão uma palavra que se torno comum e necessária para corroborar a vontade de verdade de cada uma que a faz?
queres saber se o que defender de fato é? sai dele e vê se ele continua a ser!

A primeira estrela disse...

As pessoas geralmente confundem,acham que que é ateu é anti-cristo sacas?Isso é ridículo,eu admiro as pessoas que fazem a opção do ateísmo pois não qualquer um que não acredita em "nada".Sobre a geração espontânea eu acho engraçado e inaceitável,basicamente impossível,hm.Eu cristã católica-não-praticante acredito em Deus sim,não como homem ou mulher,mas uma coisa muito mais suprema e complexa que isso. bjo =* não se esqueça do sorvete :]